sexta-feira, 15 de setembro de 2017

GIGANTE PELA PRÓPRIA NATUREZA

OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA 2014 – CRÔNICA
Colégio Estadual Juvenal Mesquita – Ensino Fundamental e Médio
Bandeirantes – Paraná
Cornélio Procópio
ELLEN VITÓRIA DE CASTRO, 10, 9º., B

Gigante pela própria natureza

Gentileza é uma característica de seu povo.
É verdade que nele encontramos representantes daqueles que vivem marginalizados: por serem acomodados, por serem de má índole ou por ignorarem que são diamantes brutos à espera da própria lapidação. Faltam conhecimentos, boa vontade, humildade e determinação na busca de dias melhores.
Também há os generosos. Vão além da gentileza. Repartem do próprio pão para que o próximo sinta a beleza de uma vida amiga e solidária.
Biodiversidade é o seu nome. Do norte ao sul, do  leste ao oeste encontramos desde a Mata dos Pinhais (Sul do Brasil) até os Campos (Roraima); desde a “maçã de pobre” (Roraima) até a uva (Rio Grande do Sul); desde o colibri (Espírito Santo) até a ema (Goiás).
A culinária é a mostra da presença de diferentes etnias. Entre o churrasco e o vatapá;  a moqueca e o Arroz-de-puta-rica há uma variedade incrível de pratos dos mais distantes rincões.
Esse país é um lar a céu aberto. Abundância é a sua marca registrada. Aconchego é o seu perfume imbatível.
Que pena que alguns seres humanos, irresponsáveis, transformem esse cenário natural, palco de piqueniques saudáveis e brincadeiras pacificadoras, onde o Cruzeiro do Sul resplandece, numa arena de disputas, de desobediências às leis. E a Lei Natural de Causa e Efeito entra em ação... Porque a Lei Divina é misericordiosa e perdoa sempre. A Lei Humana é cega e, às vezes, pune o inocente. Já a Lei Natural é constante: cada um colhe o que planta!

Salve, salve! Ó Pátrial amada! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário