domingo, 2 de outubro de 2016

Finalista - Crônica - 2012

Meu mundo encantado

                                                                                                            Aluna: Maria da Conceição de Jesus

            O lugar onde eu vivo era muito engraçado, no começo só tinha mato, mas o que mais me encantava era o braço do rio com suas águas refrescantes. Eu tomava banho enquanto ao meu redor os pássaros cantavam, era a coisa mais linda do mundo. Eu e minhas amigas sempre íamos à lagoa da pedra onde a água era verde, linda e com pedra de diversos tamanhos, formas e cores.
           O lugar onde vivo não tem outro igual, aqui vivo com minha família que é tudo pra mim, meu pai e ensina a lidar com a agricultura. Como somos todos trabalhadores, penso logo que eles escolheram o nome certo para este lugar “Batalha”. A minha história está aqui em Batalha e eu nunca a esquecerei porque amo esse lugar em que vivo.
          Contudo, como nem tudo na vida são flores, esse meu mundo encantado está se acabando e o motivo disso é a falta de água. A seca no nosso assentamento é um dos piores problemas. Além de não chover, não temos água encanada, então, nossa solução é pegar água no rio que fica bem distante usando carroças puxadas por burros ou jegues.
          O percurso de casa até a escola era impressionante, antes eu via uma linda paisagem, os matos eram sempre verdes e uma brisa bem fresquinha entrava pela janela do ônibus, por ela eu ficava olhando tudo aquilo, mas hoje já não tem toda aquela beleza. Tudo mudou, os pássaros estão sumindo e o desmatamento está levando todas aquelas árvores lindas, que só nos faziam o bem com suas sombras.
          Com a falta das lágrimas de alegria de Deus, as árvores não crescem como antes, porque agora Deus derrama lágrimas de tristeza, porque tudo que ele criou está sendo destruído a cada dia que passa.
          Este meu mundo encantado em que vivo não é só meu, mas de todos aqueles que vivem aqui, e , por isso, temos de cuidar dele. Quando aqui chegamos, lutamos tanto para conseguir nosso pedacinho de chão, agora que realizamos esse desejo temos de cuidar do que é nosso. Até porque o sofrimento foi muito grande, como Batalha era controlada por fazendeiros, nossas famílias lutaram contra eles, que não nos deixavam entrar nas fazendas, havia até pistoleiros nas estradas.
          Quantas dificuldades passamos, para fazer comida era necessário pegar galhos de algodão de seda, quanto sacrifício para viver, ainda assim não desistimos, viemos morar neste lugar, limpamos a fazenda e fizemos os nossos barracos, onde moramos até pouco tempo, porque atualmente moramos em casas de bloco.
         Com a ajuda de Deus demos passos para frente, nossa condição de vida atual não é tão ruim, mesmo com todas as dificuldades que enfrentamos me considero viver em bênção, minha casa é meu palácio e o meu assentamento é um conto de fadas. Minha felicidade é enorme por viver com todos aqueles que eu amo e por eles fazerem parte desse meu eterno mundo encantado.

Professora: Aparecida Xavier Ferreira
Escola: N. E. Batalha – Bom Jesus da Lapa (BA)


Nenhum comentário:

Postar um comentário