Matrizes de Língua Portuguesa do 9° ano do Ensino Fundamental
A matriz de referência de Língua Portuguesa
é composta por seis tópicos, relacionados a habilidades desenvolvidas pelos
estudantes. Dentro de cada tópico há um conjunto de descritores ligados às
competências desenvolvidas. O conjunto de descritores é diferente em cada série
avaliada. Clique em cada tópico a seguir para obter comentários e exemplos de
questões elaboradas no âmbito de cada um:
D1 – Localizar informações
explícitas em um texto.
D3 – Inferir o sentido de uma
palavra ou expressão.
D4 – Inferir uma informação
implícita em um texto.
D6 – Identificar o tema de um
texto.
D11 – Distinguir um fato da
opinião relativa a esse fato.
Tópico II. Implicações do Suporte, do Gênero e /ou do Enunciador na Compreensão do Texto
Tópico II. Implicações do Suporte, do Gênero e /ou do Enunciador na Compreensão do Texto
D5 – Interpretar texto com
auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto, etc.).
D12 – Identificar a finalidade de
textos de diferentes gêneros.
Tópico III. Relação entre Textos
Tópico III. Relação entre Textos
D20 – Reconhecer diferentes formas de
tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em
função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido.
D21 – Reconhecer posições
distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou ao mesmo tema.
Tópico IV. Coerência e Coesão no Processamento do Texto
Tópico IV. Coerência e Coesão no Processamento do Texto
D2 – Estabelecer relações entre partes
de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a
continuidade de um texto.
D7 – Identificar a tese de um texto.
D8 – Estabelecer relação entre a tese e
os argumentos oferecidos para sustentá-la.
D9 – Diferenciar as partes principais
das secundárias em um texto.
D10 – Identificar o conflito gerador do
enredo e os elementos que constroem a narrativa.
D11 – Estabelecer relação causa/conseqüência
entre partes e elementos do texto.
D15 – Estabelecer relações
lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios, etc.
Tópico V. Relações entre Recursos Expressivos e Efeitos de Sentido
Tópico V. Relações entre Recursos Expressivos e Efeitos de Sentido
D16 – Identificar efeitos de ironia ou
humor em textos variados.
D17 – Reconhecer o efeito de sentido decorrente
do uso da pontuação e de outras notações.
D18 – Reconhecer o efeito de sentido decorrente
da escolha de uma determinada palavra ou expressão.
D19 – Reconhecer o efeito de sentido decorrente
da exploração de recursos ortográficos e/ou morfossintáticos.
Tópico VI. Variação Lingüística
Tópico VI. Variação Lingüística
D13 – Identificar as marcas
lingüísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto .
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