segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Ganância

COLÉGIO ESTADUAL DO CAMPO USINA BANDEIRANTES - ENSINO FUNDAMENTAL, MÉDIO E PROFISSIONAL COLÉGIO ESTADUAL DO CAMPO USINA BANDEIRANTES - ENSINO FUNDAMENTAL, MÉDIO E PROFISSIONAL
( (43) 3542-4643 * BR 369 Km 53, Bairro Usina Bandeirante, CEP 86360-000
bntusina@seed.pr.gov.br – www.bntusina.seed.pr.gov.br
BANDEIRANTES – PARANÁ


NOME: alysson  - ANO: 8º.        TURMA: A               DATA:01/07/2013

Escrevendo um conto
      Você vai escrever um conto de enigma em que um detetive – homem ou mulher – investiga um assassinato. O ponto de partida é uma das quatro imagens da p. 20.
      Deverão estar presentes em seu conto:
·          O culpado é uma pessoa conhecida da vítima.
·          O culpado vai beneficiar-se financeiramente com a morte da vítima.
·          Assim como Sherlock conta com Watson, seu detetive terá um(a) amigo(a) que o ajuda na investigação e é o narrador da história.

      Planeje os detalhes do enredo: quem será a vítima?; quem será o assassino?; como o criminoso executará o crime; que pistas ele deixará?; quem será o detetive?; haverá apenas um suspeito ou mais de um?;quem são eles; Que motivo eles teriam para cometer o crime?; que meios teriam para executar o assassinato?; que pistas falsas vai haver?.
Ganância
John era filho único. Seu pai, ao morrer, deixara-lhe uma considerável fortuna. Sua mãe, jovem e bonita, apaixonara-se e casara-se pela segunda vez. O padrasto não era de muito falar, mas não incomodava o enteado. A cidade ficou perplexa quando a jovem e apaixonada viúva morreu repentinamente. A certidão de óbito registrava: causa de morte – desconhecida. John quis mudar-se para a casa de seus avós paternos, mas o padrasto tanto insistiu que ele resolveu ficar. Pelo menos por um tempo. O padrasto tinha a mesma paixão de sua mãe: ler romances  de cavalaria. Passava horas e horas debruçado sobre aqueles livros.
Numa noite de tempestade, quando faltou energia elétrica, John saiu tateando à procura de fósforo e vela. Acabou chegando à despensa exatamente quando as lâmpadas acenderam. Suas mãos estavam próximas de um pequenino vidro  que lembrava frascos de essência para culinária, sabor banana, 30 ml. John estranhou porque não era líquido. Conversando com seu amigo inseparável, Watson, este o lembrou de uma radionovela dos anos 50 em que o dono da fazenda morria envenenado pelo cianureto que alguém esfregara no livro de contabilidade, exatamente onde ele pegava para passar a página, com o dedo molhado na língua. Com a pulga atrás da orelha, John buscou o vidro descoberto na despensa e levou a um laboratório para análise. Bingo: era cianureto.
Numa sexta-feira chuvosa, à noite, ouvindo barulhos estranhos, John levantou-se para averiguar. Estava no alto da escada quando um calafrio percorreu seu corpo. Instintivamente pulou para a direta e pode ver um corpo rolando os vinte degraus abaixo. Chamou a polícia e, depois do corpo do padrasto ser retirado, na companhia do seu fiel escudeiro Watson, foi até a biblioteca e folheou o livro preferido de sua mãe: Os Cavaleiros da Távola Redonda. Era visível que no alto da folha, no lado direito, algo havia sido esfregado.

Em meio aos papéis do falecido foi encontrado um documento assinado pela mãe de John, que tornava o padrasto herdeiro universal, caso ela e John falecessem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário