quarta-feira, 13 de janeiro de 2021

 

COLÉGIO ESTADUAL DO CAMPO USINA BANDEIRANTES - ENSINO FUNDAMENTAL, MÉDIO E PROFISSIONAL

( (43) 3542-4643 * BR 369 Km 53, Bairro Usina Bandeirante, CEP 86360-000

bntusina@seed.pr.gov.br – www.bntusina.seed.pr.gov.br

BANDEIRANTES – PARANÁ

 

 

 

      Marcos estava pescando. O clima estava agradável. Era um dia chuvoso daqueles em que a gente só tem vontade de vadiar.

      O samburá estava cheio e o embornal estava vazio. Os peixes tinham a pachorra de mordiscar a isca porém não mordiam o anzol.

      Um ruflar de asas chamou a atenção do pescador. Levantando os olhos, esquecido  por uma fração de segundos do  seu passatempo preferido, viu uma pombinha branca cortando aquele céu nublado num voo plácido.

      Um sorriso filial tomou conta do rosto de Marcos. Aquele voo em sincronia com o meio ambiente o fez voltar ao seu lar aconchegante e à figura de sua mãe, uma verdadeira “lady”.

      Suas palavras, suas considerações, seus conselhos, seus pedidos ou suas exigências primavam pela colocação pacífica, respeitando o lugar, o momento e as peculiaridades de cada pessoa. Por onde passasse deixava rastros de paz e de luz. Por isso ela era a rainha do lar. Amada pelo esposo, filhos e comunidade.

     A reminiscência foi interrompida pelo estiramento da linha e o golpe seco na vara. O jovem firmou-se no barranco e num golpe de mestre retirou um lindo curimbatá! Em seguida foi a vez de um espetacular dourado jovem sacudir linha, vara e homem.

      Ao voltar para casa, o percurso pareceu-lhe  curto. Assobiava, corria, cantava. Era a imagem da felicidade.

       Chegando à sua residência, disparou em direção à mãe que, atarefada, preparava um jantar delicioso: salada de beterraba, couve-flor refogada, arroz em porções individuais e grão-de-bico com peito de frango cortado em cubos pequenos.

      Colocou os peixes sobre o balcão da pia de granito de 1,80 X 0,60 e voou para os braços da mãe. Abraçou-a com tamanho ímpeto que quase a derrubou. Lascou-lhe um beijo tamanho família na testa e falou:

      - Você é a minha musa inspiradora! Sua postura diante da vida ensina-me como ser um cidadão e, principalmente, um cristão convicto.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário