sexta-feira, 11 de novembro de 2016

CIDILIA

OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA 2016 – MEMÓRIAS LITERÁRIAS
http://www.escrevendoofuturo.org.br
Colégio Estadual Juvenal Mesquita – Ensino Fundamental e Médio
Bandeirantes – Paraná
Cornélio Procópio


Cidilia

          É assim que o povo me chama. Cheguei nesse mundão de meu Deus há oitenta e quatro anos. Exatamente no dia 25 de novembro de 1931, lá na Fazenda Nomura.
          Na zona rural a vida era dura naquela época. Muito cedo conheci um trabalho que as crianças e jovens de hoje desconhecem: as tarefas braçais. Recolher ovos, tratar dos animais, capinar, colher café, além de ajudar nas tarefas domésticas. Mas tinha o lado bom também: nadar no rio, subir nas árvores, comer fruta no pé, beber leite tirado na hora, caçar passarinhos, dançar e cuidar do meu animal de estimação: o Pelintra!Da escola não tenho lembranças. Estudei até a terceira série. O que eu mais gostava de fazer era dançar. Dançava e ensinava a dançar.
          Casamento? Os preparativos duraram uma semana. O transporte para a igreja foi de caminhão; que foi empurrado pelos convidados quando atolou.Com 19 anos tive o primeiro filho. Meus filhos são a melhor coisa da minha vida. Durante os três primeiros anos fui muito feliz. Mas depois que meu marido começou a beber as brigas se tornaram constantes. Eu apanhava... e também batia.
Mudei-me para Bandeirantes aos solavancos: vim de carroça! Na vila Itapeva, onde moro até hoje, só existiam três casas.
          Uma grande alegria na vida? Celebrar o Dia das Crianças durante trinta anos. Tenho as festas registradas em fotos e “banners”. Aprendi com meu pai que a bondade e a honestidade devem ser praticadas ao longo da nossa vida. Para mim as crianças são verdadeiras bênçãos.Sinto-me vitoriosa e orgulhosa por ter participado da criação de meus netos.
          Prefiro o presente ao passado por causa do conforto. Tenho uma casa confortável, próxima ao Parque do Povo, vejo meus filhos todos encaminhados na vida e tenho minha filha caçula, que já é bisavó, como acompanhante.
          Um conselho?  Desistir, jamais! Persistir, sempre!
          E o meu nome é Arcidilia Dias Morais, com muito prazer!

Texto selecionado para participar da etapa estadual da 5ª edição
da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro .
PARABÉNS,

ETHIENNE TEIXEIRA DE ARAUJO, Nº: 7, ANO: 8º, TURMA: B!

Nenhum comentário:

Postar um comentário